A colonoscopia é um exame seguro e eficaz na detecção e prevenção das doenças do intestino grosso.

Infelizmente o paciente com câncer colorretal quando apresenta sintomas pode estar com a doença em um estágio mais avançado.

Os sintomas do câncer colorretal nos estágios iniciais são mínimos ou não existem. O câncer do intestino, como é conhecido, tem prognóstico favorável quando detectado nos estágios iniciais. A sobrevida está em tono de 90% (sobrevida em 5 anos) quando a lesão é localizada, sem sinais de disseminação.

O melhor tratamento para o câncer colorretal é o diagnóstico precoce. Costumeiramente o câncer colorretal começa em um pequeno pólipo. Durante a colonoscopia é possível encontrar e retirar pólipos. Essa é a melhor prevenção do câncer colorretal.

Os pólipos são lesões tumorais. A maioria deles é precursor do câncer colorretal. Encontrados durante a colonoscopia, na maioria das vezes com pequeno tamanho e totalmente assintomáticos. Quanto maiores, maiores os riscos de serem ou de se tornarem cancerosos.

Entendo que a prevenção do câncer colorretal é encontrar e remover estes pólipos intestinais antes de se tornarem malignos.

Finalmente, o melhor tratamento para o câncer colorretal é o diagnóstico precoce e a melhor prevenção do câncer colorretal é encontrar e remover os pólipos intestinais através da colonoscopia.

*Dr. Alvaro L. R. de Paula